topo
Jornal Eletrônico da ILPF   |
    Ano 08 - Edição 37 - Março de 2017
   Ano 09 - Edição 56 - Outubro de 2018 
   Ano 09 - Edição 55 - Setembro de 2018 
   Ano 09 - Edição 54 - Agosto de 2018 
   Ano 09 - Edição 53 - Julho de 2018 
   Ano 09 - Edição 52 - Junho de 2018 
   Ano 09 - Edição 51 - Maio de 2018 
   Ano 09 - Edição 50 - Abril de 2018 
   Ano 09 - Edição 49 - Março de 2018 
   Ano 09 - Edição 48 - Fevereiro de 2018 
   Ano 09 - Edição 47 - Janeiro de 2018 
   Ano 08 - Edição 46 - Dezembro de 2017 
   Ano 08 - Edição 45 - Novembro de 2017 
 
 
seta
imagem
Dia de Campo na TV e Prosa Rural abordam ILPF no Rio Grande do Sul

A integração lavoura-pecuária-floresta no Rio Grande do Sul foi o tema dos programas de TV e rádio desenvolvidos pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com as Unidades descentralizadas. O Dia de Campo na TV abordou o manejo sustentável na estação ecológica do Taim com uso da integração lavoura-pecuária. Já o Prosa Rural teve como tema os impactos da ILPF na região norte do estado.

Confira a seguir mais informações sobre os dois programas.

ILP favorece manejo sustentável no entorno de estação ecológica

O Dia de Campo na TV vai apresentar um espaço de oportunidades para os agricultores e pecuaristas com o manejo sustentável entorno de estação ecológica com o uso da integração lavoura-pecuária. Na Estação Ecológica do Taim (Esec Taim), que une preservação ambiental e sistemas de produção que integram lavoura e pecuária, no sul do Brasil.

Em 2014, depois de uma série de encontros entre produtores, técnicos e pesquisadores, incluindo equipe da Embrapa, a chamada zona de amortecimento passou a ser vista com bons olhos pelos produtores. "Muitos produtores, depois de perceberem as vantagens em fazer parte desta área, que estará extremamente alinhada às questões ambientais, entenderam as oportunidades para os seus produtos", declarou o pesquisador Júlio Centeno da Silva. Além de participar do Conselho Consultivo da Estação, Embrapa Clima Temperado está estabelecendo ações de parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, a fim de apoiar a elaboração do Plano de Manejo da Zona de Amortecimento da Reserva Ecológica do Taim.

Em menos de dois anos de trabalho com o manejo de pastagens na zona de amortecimento da reserva ecológica os resultados da integração lavoura-pecuária foram apresentados. O bom manejo das pastagens e a prática de pousio na cultura do arroz, nas propriedades no entorno do Taim, permitem muitas vantagens para o ambiente e para a produção pecuária, como menos uso de agroquímicos e maior produtividade do rebanho.

Resultados

Ao longo de 2015, em uma Unidade Demonstrativa, o manejo sustentável e a integração Lavoura-pecuária foi posta em prática e já apresenta alguns resultados preliminares promissores. Até o momento, a pastagem de inverno produziu 481 Kg/ha de peso vivo, com animais jovens apresentando desempenho de 1,527 kg/dia de ganho de peso vivo. Como comparação, os resultados históricos médios das pastagens naturais do Rio Grande do Sul chegam entre 70 e 90 kg/ha de rendimento de peso vivo, com animais ganhando entre 0, 150 a 0, 200 kg/dia.

O Dia de Campo na TV "ILP favorece manejo sustentável no entorno de estação ecológica" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do tema principal, o programa ainda aborda outros assuntos nos quadros: "Agência Embrapa de Notícias", "Sempre em Dia", "Repórter em Campo", "Na Mesa", "Quem quer ser cientista", "Minuto do Livro", e "Ciência e Tecnologia em Debate".

Assita ao programa aqui

Cristiane Betemps (7418/RS)

Embrapa Clima Temperado
clima-temperado.imprensa@embrapa.br
Telefone:  (53) 3275-8215

 

Prosa Rural - Impactos da ILPF no norte do Rio Grande do Sul

Esta semana, o Prosa Rural vai falar sobre os impactos da integração lavoura-pecuária-floresta no norte do Rio Grande do Sul.
A Integração Lavoura-pecuária-floresta é a oportunidade para o produtor otimizar área e insumos, diversificando as fontes de renda na produção ao longo do ano.  Os sistemas de ILPF têm sido atrativos, especialmente para pequenos agricultores com menos de 20 hectares de terras, que têm encontrado na produção de carne e leite uma alternativa melhor do que a produção de grãos. 
O convidado do programa é o pesquisador da Embrapa Trigo, Anderson Santi.


Escute o programa Prosa Rural aqui

 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo
trigo.imprensa@embrapa.br
Telefone:  (54) 3316-5860

Embrapa Informação Tecnológica
informacao-tecnologica.imprensa@embrapa.br 

 

Foto: Caio Eichenberger

  Comentários  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  Espaço do leitor
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico do Projeto TT ILPF. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: agrossilvipastoril.nco@embrapa.br ou
por telefone: (66) 3211-4227

  Cadastro
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Confira mais informações sobre a ILPF em www.ilpf.com.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para agrossilvipastoril.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  Expediente
 

Esta é uma publicação do Projeto Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Coordenador-geral: Lourival Vilela

Editor: José Heitor Vasconcellos

Jornalista responsável: Gabriel Faria (mtb 15.624/MG JP)

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Colaboradores: Jornalistas das Unidades da Embrapa que participam do Projeto TT ILPF e de entidades parceiras

Fotos: Arquivo Embrapa

logo da Embrapa