topo
Jornal Eletrônico da ILPF   |
   Ano 10 - Edição 65 - Julho de 2019
   Ano 10 - Edição 64 - Junho de 2019 
   Ano 10 - Edição 63 - Maio de 2019 
   Ano 10 - Edição 62 - Abril de 2019 
   Ano 10 - Edição 61 - Março de 2019 
   Ano 10 - Edição 60 - Fevereiro de 2019 
   Ano 10 - Edição 59 - Janeiro de 2019 
   Ano 09 - Edição 58 - Dezembro de 2018 
   Ano 09 - Edição 57 - Novembro de 2018 
   Ano 09 - Edição 56 - Outubro de 2018 
   Ano 09 - Edição 55 - Setembro de 2018 
   Ano 09 - Edição 54 - Agosto de 2018 
   Ano 09 - Edição 53 - Julho de 2018 
 
 
seta
imagem
Encontro na Fazenda Varjão, em Goiás, destaca componente florestal no Sistema ILPF

Os produtores rurais, técnicos, consultores, representantes públicos municipais e do estado, professores e alunos da área de ciências agrárias da Universidade Federal de Goiás (UFG) estiveram presentes no dia 28 de junho na Fazenda Varjão, em Inaciolândia, a 293 Km de Goiânia, onde participaram do ‘Encontro dos Produtores com a Ciência’.

Coordenado pela Embrapa Arroz e Feijão (GO) e Embrapa Florestas (PR) foi destacado temas voltados à viabilidade econômica, sustentabilidade ambiental, sistemas agroflorestais e o componente arbóreo em ILPF.

A Fazenda Varjão é uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa em ILPF e os objetivos do Encontro da Ciência com o Produtor foi apresentar os resultados e benefícios que o sistema ILPF proporciona, gerando melhor rentabilidade, bem-estar animal com a incorporação do fator floresta aliado à pecuária e sustentabilidade da produção.

O pesquisador do Núcleo Avançado da Embrapa Floresta – Regional Centro-Oeste, Abílio Pacheco e a pesquisadora da UFG, Francine Neves Calil, destacaram o aspecto da viabilidade econômica à sustentabilidade do ILPF; baseado em sua experiência há mais de 30 anos em agroflorestas, o Consultor da Projeta-Agroflorestas, Luciano Magalhães, apresentou os primeiros passos e evolução de todo o processo do sistema agroflorestal, até os dias de hoje.

 

 

Reforçando o elemento florestal, dentro do sistema ILPF, João Afiune, consultor do Sebrae/GO, explicou aos participantes como a floresta contribui para a sustentabilidade de todo o sistema agroflorestal, tanto do ponto de vista produtivo, ambiental, e também, no conforto animal e renda para o produtor; na apresentação seguinte, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte (MS), Fabiana Vila Alves, apresentou resultados de pesquisa sobre bem-estar animal e sustentabilidade produtiva. A floresta além de gerar renda ao produtor, conforme já destacado, traz sombra para os animais, melhorando o estresse, conforto e manutenção da temperatura interna animal; por fim, encerrando o ciclo de apresentações, Teotônio Assis, consultor na Assistech Ltda., fez exposição das características e oportunidades econômicas para a madeira, dentro do componente arbóreo no ILPF.

 

 

Para Abílio Pacheco, no levantamento realizado na URT da Fazenda Varjão, houve uma margem líquida de fluxo de caixa, por hectare, na ordem de R$ 312,30 no primeiro ano e chegando a R$ 10.197,00/ha no sexto ano de implantação.  

Após as apresentações houve debate com os participantes, trocas de experiências e potenciais demandas de implantação de ILPF na região. 

 

 

 

Hélio Magalhães (DRT MG 4911) 
Embrapa Arroz e Feijão 
 
Telefone: 62 3533-2108

  Comentários  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  Espaço do leitor
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico do Projeto TT ILPF. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: agrossilvipastoril.nco@embrapa.br ou
por telefone: (66) 3211-4227

  Cadastro
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Confira mais informações sobre a ILPF em www.ilpf.com.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para agrossilvipastoril.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  Expediente
 

Esta é uma publicação do Projeto Comunicação estratégica e divulgação para a ILPF e para a Associação Rede ILPF

Editor: José Heitor Vasconcellos

Jornalista responsável: Gabriel Faria (mtb 15.624/MG JP)

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Colaboradores: Jornalistas das Unidades da Embrapa que participam do Projeto e de entidades parceiras

Fotos: Arquivo Embrapa

logo da Embrapa